Coaching
O QUE É COACHING
O Coaching Comportamental ou Tradicional é um processo orientado à ação, focado em resultados específicos. Este movimento é promovido pelo relacionamento de total confiança entre o profissional treinador (coach) e o seu cliente (Coachee)
Coaching Comportamental/Tradicional inclui: avaliações, exames de valores, e definição de metas bem elaboradas, tudo isso amparado por um plano de ação muito bem construído. O Coaching é voltado para desenvolver competências e remover bloqueios para que o resultado seja alcançado de forma constante, consistente e sustentável na vida pessoal e profissional.
Já o Coaching Integral Sistêmico® é a ampliação e a evolução do Coaching Tradicional, usando todo o escopo ferramental e conceitual do Coaching Comportamental/Tradicional acrescido de ferramentas, conceitos e uma abordagem "emocional" para:
- Estabelecer, restaurar e construir as crenças que possibilitem a realização das metas e dos objetivos estabelecidas pelo cliente;
- Reestruturar as competências emocionais descritas por Daniel Goleman, que definem se a pessoa possui ou não Inteligência Emocional, que são: Competência Pessoal e Competência Social (serão abordadas mais à frente e com mais profundidade);
- Reprogramar as crenças (modelos mentais) que regem e os resultados de cada indivíduo. Eliminando, assim, as crenças e os aprendizados Iimitantes e potencializando as crenças fortalecedoras. A reprogramação de crenças é validada pela Neurociência através da plasticidade neural e da neurogênese. E essa temática é discutida no Iivro The Brain that changes itself, de autoria do psiquiatra, psicanalista e pesquisador da Universidade de Columbia Norman Doidge.
Os ramos da ciência que foram usados para estruturar o Coaching Integral Sistêmico foram:
- Psicologia Positiva: psique humana voltada para a alta performance;
- Sociologia: relações sociais;
- Antropologia: manifestações e comportamentos humanos;
- Teoria dos Sistemas: tudo está ligado e interdependente;
- Filosofia: compreensão crítica e racional dos princípios humanos;
- Física Quântica: criação da realidade a partir do observador;
- Pedagogia: estrutura do ensino e do aprendizado;
- Administração: compreensão dos princípios de liderança organizacional;
- Ética: compreensão de valores na construção do caráter.